Visita a Vinícola Salton

 

Leia sobre a nossa visita a Vinícola Salton no Rio Grande de Sul. A Vinícola Salton não fica na via Trento ou estrada do vale dos vinhedos, mas fica muito próxima. Fica no município de Tuiuty a cerca de 15 km do centro de Bento Gonçalves. A estrada é tranquila só cuidado com os radares (pardais).

Na frente da vinícola tem um estacionamento para visitantes. Havíamos agendado um semana antes uma degustação guiada especial para as 14h, ao custo de R$ 80,00 p.p.. Chegamos um pouco antes do horário, e na recepção no orientaram a aguarda no loja no sub-solo.

No horário combinado o nosso guia Artur se apresentou e iniciamos todo aquele tour explicativo. Primeiramente sobre a história da família e a evolução de vinícola.  Depois passamos pela fábrica em si, literalmente por cima da fábrica em uma passarela suspensa. É muito legal você ver todo a linha de produção de cima.

Depois disso descemos as caves dos espumantes que tem barricas e a temperatura controlada. Se me recordo bem o guia nos informou que a Salton possuía cerca de 1.200 barricas de carvalho.  Continuando passamos pela sala onde estão as velhas barricas de madeira que não são utilizadas mais hoje em dia, mas são guardadas como lembrança dos velhos tempos, já há muitos anos substituídas por tanques de aço inox.

Descemos mais um pouco até as caves, onde estão armazenados as garrafas de tintos e as garrafas de espumantes que estão passando pelo processo de segunda fermentação.  A cave é muito bonita, tocando uma música, adornada com 12 anjos. Algo muito bonito.  Por fim realizamos nossa degustação na chamada sala secreta. Uma sala linda, com uma mesa redonda de 12 lugares. no final da cave.

Não irei descrever todos os vinhos da degustação neste post. Iremos postar os melhores separadamente. Abaixo temos uma imagem dos vinhos apreciados. Destaco o Septimum 2012 e Salton Talento 2012 nos tintos e o Evidence Brut.   Eu havia visitado a Salton a muitos anos atrás, e sem dúvida a qualidade dos vinhos melhorou muito.

Por fim visitamos a frente da vinícola e terminamos na loja.

Foi uma das melhores visitas a vinícolas que já fiz, sem dúvida a melhor na região de Bento Gonçalves. Tanto pela beleza da vinícola, pela qualidade dos vinhos e principalmente pelo esforço do guia Artur. Recomendo a visitação sem dúvida.

 

 

Visita a Vinícola Salton Visita a Vinícola Salton Visita a Vinícola Salton Visita a Vinícola Salton Visita a Vinícola Salton

 

Este blog não é reserva ou agência passeios em vinícolas. Para agendar um passei entre em contato direto com a vinícola.

 

 

 

 


1 comentário

Salton Talento – Blend – 2012 | Blog de Vinhos · julho 25, 2018 às 11:16 am

[…] adquirido na visita na vinícola Salton (R$ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *