Vinícola Miolo

 

Em nossa visita ao Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves RS, no segundo dia visitamos a Vinícola Miolo. A Miolo é uma das maiores e mais conhecidas vinícolas.  Se formos considerar a beleza natural do local realmente é extraordinário, e talvez a mais bonita vinícola que visitamos no Vale dos Vinhedos.

Contudo, entretanto, a visita em si não foi nem de perto uma das melhores, está mais para as piores.  Ao chegarmos na vinícola estacionamos e nos dirigimos a recepção dos turistas. Pagamos pelo tour guiado com direito a degustação, R$ 30,00 por pessoa, mesmo preço praticado nas demais …. Recebemos um pequeno papelzinho e aguardamos o guia nos chamar.

Na hora marcada (acredito que é de 1 uma em uma hora) chamaram e iniciamos o tour.  Infelizmente o guia é muito formal, não existiu interatividade,  parecia que a guia estava desconfortável ou não muito a vontade durante as explicações, parecia mais um robô seguindo um roteiro previamente programado sem possibilidade de sair do roteiro, com hora programada. Foi extremamente chato.

Após o passeio que não foi um passeio, fomos para a degustação.  Uma sala ao lado da recepção onde já pronta com várias taças por mesa, onde a nossa guia robô rapidamente explicava os vinhos, duas ajudantes, alimentavam as taças e o processo se repetia até as 5 degustações se concluíssem.

Neste momento percebi que já havia uma outra turma chegando para a degustação e era necessário evacuar a sala para que a próxima turma entrasse.  Tudo foi explicado o guia e a degustação são extremamente formais para não sair no tempo. Com certeza não é culpa da guia e sim do processo.

Sinceramente acho isso um absurdo. se você é turista e está visitando um vinícola, está atrás de uma experiência, no mínimo agradável.  É uma ótima oportunidade da vinícola vender a marca, encantar o cliente, conquistar o cliente. Sabemos muito bem, que para muitos o vinho fica muito melhor, com uma experiência gostosa, o vinho é melhor quando se degusta com grandes amigos. A experiência foi péssima, e mesmo tentando ser bem imparcial na degustação, dos 5 vinhos degustados apenas um se sobre saiu.  O restante deu impressão de ser algo como o passeio, muito industrializado.

E é realmente uma pena porque o lugar é lindo, um toque mais pessoal, menos pessoas, algo mais informal com certeza fariam toda diferença.

 

Vinícola Miolo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *