Gostaria de compartilhar minha opinião sobre o assunto ROLHA. Cada vez mais temos experimentado vinhos com rolhas sintéticas, e até mesmo rolhas de rosca. Criou-se até mesmo um mito que somente vinhos com rolha de cortiça é que são bons, e os que usam rolhas de rosca, sintéticas “de plástico” são vinhos inferiores, muito industrializados. De fato isso não é verdade. Existem vantagens e desvantagens em todos os tipos de rolha.

Abaixo um comparativo das principais rolhas utilizadas hoje em dia.  Este quadro retirado de outro blog (http://emdiagourmet.com.br/)  explica as vantagens e desvantagens destes modelos, porém no final eu gostaria de ainda tecer alguns comentários.

tabela_rolhas

 

Em resumo posso afirmar que vinhos de consumo rápido e de guarda de no máximo 3 anos podem ser utilizar sem problemas rolhas sintéticas e serem ótimos vinhos. A vida útil de uma rolha sintética pode chegar até 10 anos sem problema algum.

Quando se afirma que vinhos de longa guarda devem utilizar rolhas naturais, rolhas de cortiça, a explicação se dá no fato de existir a migro-oxigenação.

Não desmereça um vinho por sua rolha. Existem ótimos vinhos com rolhas sintéticas. Inclusive mais uma vantagem que a rolha sintética nos oferece é a higiene. Outro ponto a destacar no quesito rolha é a qualidade da rolha natural, que muitas vezes não é da melhor qualidade e prejudica a abertura. Quem nunca quebrou uma rolha? Isso dificilmente ocorrerá em uma rolha sintética.

 

 

 

Origem da Rolha
Originária da casca do Sobreiro, a cortiça é a casca de uma árvore da família do Carvalho, nativa das regiões mediterrâneas. A maior parte da sua produção está concentrada em Portugal, mas há também extração do produto na Espanha, Itália, norte da África, além de pequenas regiões do Mar Mediterrâneo. Desde a antiguidade a cortiça era usada por vários povos, como egípcios, gregos e romanos, para muitos fins, inclusive para fechar recipientes como jarros e ânforas. Com o surgimento das garrafas modernas, a partir do século XVIII, começou-se a modelar as rolhas como conhecemos hoje.
Devido a alta demanda atual o custo da rolha subiu muito e isso gerou um mercado para rolhas sintéticas.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *