Blog de Vinhos

Mono varietal, Varietal, Assemblage, vinho de corte, qual a diferença?

Para quem está começando no mundo dos vinhos podem surgir dúvidas como qual a diferença entre vinho varietal, mono varietal e assemblage e vinho de corte.

Assemblage (palavra de origem francesa) nada mais é do que a mistura de dois ou mais vinhos elaborados com diferentes variedades de uvas. Este tipo de vinho também pode ser chamado de blend (em inglês), de taglio (em italiano)  ou de corte, como dizemos no Brasil. Na França e em Portugal, principalmente, os assemblages são muito comuns. E geralmente os nomes das uvas nem constam nos rótulos, e sim o da região de origem do vinho, porque o consumidor já sabe quais são as variedades características de cada local.

Varietal é, por definição, o vinho elaborado com apenas uma variedade de uva, ou aquele que tem em sua composição pelo menos 75% de uma única casta. Nos vinhos varietais, o nome da uva geralmente aparece em destaque no rótulo. Assim, um Merlot brasileiro, por exemplo, pode ter em sua composição até 25% de Cabernet Sauvignon ou de outra cepa – mas em seu rótulo constará apenas a palavra Merlot. Os monovarietais têm 100% de uma única uva.

O Velho Mundo prefere destacar no rótulo o nome da região, e o Novo Mundo, a variedade da uva. Porém isso está mudando, comercialmente é mais interessante destacar a variedade da uva do qual o vinho é feito, para os consumidores é mais fácil comprar um vinho assim, logo produtores europeus (velho mundo) estão começando a aderir essa forma.

Outro exemplo, na região de Bordeux os vinhos são rotulados como sendo vinhos do tipo Bordeux, porém a sua composição normalmente tem Carbenet Suavignon e Merlot como as principais uvas, podendo ainda ter outras e variando de produto a produtor.

Um vinho do Porto, pode ter uma mistura de vinhos de até 5 uvas, porém o que determina a diferença para este vinho é seu processo de fabricação diferenciado.

2 Comments

  1. nuno filipe

    o que sao vinhos univarietais

    Reply
    1. admin (Post author)

      Vinhos Univarietais são os vinhos feitos de apenas um tipo de uva. Ao contrário de um blend que é composto de vários tipos de uva diferentes.
      Univarietais ou varietais, seriam por exemplo 100% malbec, 100% cabernet sauvignon …. Em alguns paises os vinhos até podem ser chamados varietais desde que tenham 85% de uma unica uva.

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *